quarta-feira, 22 de maio de 2013
Curiosidades - Viagem no tempo Parte I
Viagem no tempo
Um tema que sempre intrigou cientistas, e pensadores de todo o mundo, será possível viajar no tempo? De que forma isso seria feito?
Voltar ao passado, e criar algo que revolucionasse o mundo, alterar acontecimentos desastrosos, tomar atitudes diferentes; quem nunca quis ter uma cápsula do tempo que lhe permitisse mudar as coisas, ou ir para o futuro, e descobrir o que houve com a humanidade e tudo o que conhecemos? Quem disser que jamais pensou em uma viagem temporal, esta mentindo. Mas a questão é; seria isso possível?
Por mais estranho que isto possa soar aos ouvidos, podemos sim, de fato, viajar no tempo. A Teoria da Relatividade de Albert Einstein, no qual o tempo é o principal tema, explica que podemos sim alterar a ordem natural dos acontecimentos, e possivelmente viajar no tempo.
Existe algo na física, chamado de Flecha do Tempo; que define que o tempo, move-se apenas para uma direção, obviamente, para frente; podemos nos lembrar do passado, mas nunca do futuro, podemos programar coisas para acontecer no futuro, mas não no passado. Entretanto, a flecha do tempo, pode ser "Dobrada" ,sob condições extremas, e é aí que a teoria da relatividade entra.
A teoria já provou, que a gravidade de objetos maciços pode fazer com que o espaço se curve, e que o espaço, está conectado com o tempo, em algo que chamamos de Espaço-Tempo. Isto significa que quando o espaço é curvado, ou distorcido, o tempo também é, e nada pode fazer uma curva maior no espaço do que um Buraco Negro. Seria mais ou menos, como sair de um determinado ponto (A), e ao terminar o trajeto, estar no mesmo ponto, no mesmo momento da partida, quando isso acontece, cria-se um "loop", onde o mesmo evento acontece repetidas vezes, infinitamente.
Suponhamos então, que alguém volte ao passado, mas ao invés de ficar preso em um loop do tempo, altere as ações e acontecimentos; seria muito interessante. Mas como é simples de se imaginar, alterar o passado e os acontecimentos, traz paradoxos complexos; um deles é o "paradoxo do avô".
"Suponhamos que uma pessoa viaje ao passado, e impeça que seu avô conheça sua avó, o que impede o nascimento de seus pais, e consequentemente o seu; isto gera um conflito de existência, e o impede de ter existido, não faz o menor sentido, afinal se ele jamais existiu, como pode ter falado com seu avô?"
Mas como sabemos, a natureza, têm coesão e lógica; os cientistas então sugerem que ela pode ter maneiras de contornar a situação e arrumar as coisas.
A primeira delas, é mais simples do que você imagina, a natureza impede acontecimentos paradoxais, simplesmente tornando a viagem no tempo ao passado, impossível.
Outra visão a este respeito, se trata do conceito de universos múltiplos possíveis, ou como chamamos, multiversos; no qual toda a possibilidade possível à partir de um fato, ocorre, mas cada uma em um universo separado.
Uma terceira é a visão de "auto consistência", suponhamos que você viagem ao passado, mas tudo o que você fizer, não altere os acontecimentos, ao contrário, até mesmo faça com que aconteçam da forma como deveriam. Vamos ilustrar assim:
Uma bola de bilhar entra em uma caçapa, e sai ao mesmo tempo em outra, momentos antes de cair na caçapa. Atingindo a si mesma, ela não desvia a primeira de cair, pois isso seria um paradoxo, afinal jamais cairia, e não teria de onde surgir, entretanto imagine que a segunda bola, atinja a primeira, levando-a a cair exatamente na caçapa aonde deveria para a ordem natural das coisas.
Entretanto não temos que nos preocupar tanto, quando apontamos nossa viajem para o futuro. Seguindo ainda a Teoria da Relatividade, viajar para o futuro, é algo simples de se fazer.
A cada minuto, avançamos no tempo, portanto o que teríamos de fazer, é retardar a velocidade de um para com outros; e isso acontece quando mudamos a velocidade que nos movemos, em relação a outras pessoas; se nos movimentamos mais rápidos, o tempo para nós passa mais devagar.
E por mais estranho que isso pareça, está comprovado por experimentos, foram colocados relógios atômicos super precisos em aviões super velozes, e eles percorreram uma certa distância; ao serem medidos depois desse tempo, foram medidos com relação á relógios exatamente iguais deixados em terra firma, e realmente o tempo para eles havia avançado mais lento. Este efeito recebe o nome de Dilatação do tempo.
E na verdade, isso já foi feito, um cosmonauta russo chamado Sergei Krikalev, passou mais de 803 dias em órbita, viajando a uma velocidade de 27.000km/h e o que resultou que para ele o tempo passou um quinquagésimo mais lento do que para as pessoas da Terra.
Mas para funcionar realmente como uma máquina do tempo, teríamos que viajar quase á velocidade da luz; por exemplo, para avançar 500 anos para a frente na idade da Terra, teríamos que viajar à 99,9% da velocidade da luz, por 7 anos. E como é de se imaginar, a maior dificuldade com relação a isto, é encontrar um combustível suficiente para funcionar com tanta força, por tanto tempo, ininterruptamente. Quem sabe a Antimatéria possa nos dar essa possibilidade?
Mas a alta velocidade, não é a única coisa capaz de fazermos viajar para o futuro, segundo a teoria da relatividade, a grande gravidade também é capaz de atrasar o tempo. Mas não qualquer gravidade, mas sim uma extrema, como a que se encontra próximo a um Buraco negro. Imaginemos, que possamos estacionar uma nave espacial próximo a um buraco negro, quando retornarmos á Terra, terão se passado muitos anos, enquanto na nossa referência, só terão se passado semanas ou meses, teremos ido para o futuro, envelhecendo muito pouco.
O tempo, na escala humana, é uma enorme barreira para nossa curiosidade, afinal é isto o que nos impede de explorar o espaço distante; para ser ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra, chamada de Alpha Centauri, esta a 4,3 anos-luz de distância, 40.000.000.000.000 de Km, 100.000.000 de vezes mais distante do que a lua. Para viajarmos até ela, com os foguetes mais rápidos conhecidos hoje, levaríamos 80.000 anos viajando.
Mas ainda assim, isto não é satisfatório o suficiente para nós, imaginamos a viagem no tempo, como passar de um portal para outro, viajando centenas de anos adiante; numa fração de segundos;e ainda assim, com esta concepção louca, é possível realizar; através de uma coisa chamada Buraco de minhoca.
Mas isto já é assunto para o próximo post!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário