Facebook

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ameaças cósmicas - O Sol



O Sol

   Nunca antes foi tão importante conhecer os mistérios do astro rei do nosso sistema! Atualmente sua atividade, tem sido mais intensa do que qualquer outra época.
Nosso Sol tem estado ativo a milhões de anos, dando à Terra as condições ideais para o abrigo e desenvolvimento de vida. Mas você sabe o que o mantém queimando intensamente e constante durante um tempo tão longo? Como seu comportamento pode nos afetar? Devemos temê-lo? Entenda tudo sobre nossa estrela-mãe!

Antes de qualquer coisa vamos entender a estrutura solar e seus componentes:

Antigamente não conseguiamos entender de que forma algo poderia queimar por tanto tempo sem se esgotar, antigos astrônomos pensavam nesta imensa bola de fogo, com o mesmo princípio de uma fogueira, mas se fosse assim; como seu combustível não se acabaria queimando por tanto tempo?
Para sustentar algo tão grande por tanto tempo, seria nescessário 260.000.000 de toneladas de madeira, e muito oxigênio. Nos anos 20, finalmente os astrônomos conseguiram entender qual era o processo que mantinha nosso sol ativo por tanto tempo; a fusão nuclear. E só ocorre graças ao núcleo do sol, que é extremamente denso e quente.
E por incrível que pareça, seu núcleo e toda a sua força nascem do elemento mais básico que conhecemos atualmente, o hidrogênio.
  Estamos a 150 milhões de quilômetros do Sol, e é graças à essa posição privilegiada que podemos ter vida na Terra, como na história de cachinhos dourados e os três ursos; nem frio demais, nem quente demais. Entretanto mesmo estando longe de seu calor excessivo, ainda estamos perto o bastante para sermos atingidos por fenômenos que circundam nosso rei. Aqui vão exemplos de fenômenos que podem nos afetar:

Ventos solares:  São ventos carregados de partículas expelidas pelo Sol. Em contato com a magnetosfera da Terra, são carregados para os polos e causam as maravilhosas Auroras Bereais.


Ejeção de massa coronal: São erupções de gás ionizado, de alta temperatura que saem da coroa solar, em grande quantidade, quando atinge a atmosfera terrestre pode causar tempestades geomagnéticas, e afetar fatalmente meios de comunicação e estações elétricas da Terra. Foi sobre uma destas explosões que se supunha tratar o final da civilização prevista pelos maias em 21\12\2012.
  



O fim do sol:

Como bem sabemos, o sol é uma estrela, e sendo assim, tem uma vida, e sua energia um dia terá fim.
Nosso sol, é pequeno demais para terminar numa Supernova, mas terminará em outro incrível espetáculo da natureza, ele terminará seu estoque de hidrogênio e começará a queimar hélio, e com esta força crescerá se tornando um gigante vermelho, e no fim suas camadas externas ficarão tão instáveis, que se dissolverão no espaço, e o que sobrará será um núcleo do tamanho da Terra; chamada Anã-branca. 






Wallpaper HD 






Nenhum comentário:

Postar um comentário