Facebook

sábado, 13 de abril de 2013

Ameaças Cósmicas - Antimatéria



Antimatéria

A força mais destrutiva do universo, uma ameaça direta a tudo o que conhecemos; porém pode também via a ser uma fonte de energia inesgotável, e nos levar a lugares que jamais imaginamos! 
Vamos conhecer uma das mais controvérsias forças da natureza; a antimatéria!


A dualidade de todas as coisas, foi realmente levada a sério pelo universo. Desde a nossa época de escola, aprendemos que o que conhecemos é tudo o que existe, entretanto existe algo que INexiste! Exatamente, a antimatéria, é a inexistência da existência que conhecemos! Mas ai você cabeção como sempre  me pergunta, como assiiiiiim? O.o
Conhecemos uma átomo desta forma: elétrons (carga negativa), próton (carga positiva) e nêutron (carga neutra); e se eu lhe disser que efetivamente existe um anti-átomo com cargas opostas, anti-elétrons (de carga positiva), anti-prótons (carga negativa) e anti-nêutrons (carga neutra).
É meio estranho à primeira vista, mas veja como um esquema alternativo para a construção do universo, com anti-planetas, anti-sistemas; e até mesmo anti-pessoas. Bem louco isso neh?

Talvez meu caro amigo que está lendo, possa se perguntar como foi que nasceu essa idéia tão maluca; mas ao contrário do que você possa imaginar, não veio de um maluco viajando nas idéias; tudo começou com Carl Anderson, um físico americano que em um certo experimento, descobriu elétrons de carga positiva.
E apesar de esta teoria ter sido jogada para escanteio, já que naquela época era praticamente impossível observar ou manipular a matéria do modo como é hoje, esta idéia nunca foi desprezada ou desconsiderada. Segundo cientistas e pesquisadores, a antimatéria surgiu no Big-Bang; juntamente com a matéria, e uma aniquilou a outra imediatamente; entretanto sobraram pequenos resquícios de matéria ainda; que formaram o universo e tudo o que conhecemos hoje!

Então você pode imaginar que essa história acabou por ai, mas não, depois dos aceleradores de partículas, aprendemos a produzir e observar antimatéria em ação, ainda que por milionésimos de segundo. Segundo os cálculos, quando a matéria se encontra com a antimatéria, produz energia, que pode vir a ser uma fonte inesgotável de energia limpa e na sua forma mais pura!
Você pode imaginar que isso é praticamente impossível; mas não! Existem formas de aprisioná-las em tubos com magnetismo o suficiente para que a antimatéria não chegue a ter contato com a matéria. Isso seria jogar B* no ventilador.

Cientistas agora ja estão se dando ao trabalho de pesquisar formas de usar esta energia de um modo consideravelmente seguro. A Força Aérea americana por exemplo, têm gasto milhões no desenvolvimento de armas ultilizadas de antimatéria, e se isso der certo Fudeu!, poderão ser capazes de produzir bombas milhares de vezes mais poderosas do que ogivas nucleares.
Também trabalha-se com a idéia da construção de reatores movidos a antimatéria; e isto sim seria grandioso; afinal com 10 quilos de antimatéria, é possível produzir tanta força, quando a Usina de Itaipu, trabalhando sem parar por 6 anos.

E também para os mais radicais e sonhadores, poderão ser contruídas espaçonaves movidas a antimatéria, o que daria a possibilidade de atravessar vastas distâncias em muito menos tempo. Talvez o futuro seja esse. Uma viajem a Marte ou Saturno, seria o que hoje é a ponte Rio-São Paulo.

Já imaginou??? Pois passe a imaginar, existem empresas interessadíssimas nesta tecnologia, como a Fermilab, ou Hbar Technologies, cujo o dono Steven Howe, promete enviar uma missão não tripulada à estrela mais próxima do sistema solar, a Alfa Centauri, se lhe derem apenas 17 gramas de antimatéria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário