Facebook

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ameaças Cósmicas- Meteoros



Meteoros,Asteróides e Cometas

É possível que a vida na Terra só existe por causa desses corpos rochosos viajando no universo; mas ao mesmo tempo que eles tem um poder magnífio de criação, seu poder de destruição também é enorme.
A questão sobre meteoros, não é "se" seremos atingidos no futuro, mas sim quando e onde seremos atingidos.Então descubra um pouco mais sobre esses monstruosos corpos que flutuam ao nosso redor.




Na formação do nosso sistema solar, os asteróides que não se tornaram planetas ou luas, se juntaram para formar o cinturão de asteróides que orbitam o Sol, entre Júpter e Marte.
Segundo especialistas, acredita-se que o cinturão tenha sido formado graças a força gravitacional de Júpter, que foi forte o bastante para mantê-los ao seu redor.
Um asteróide pode ter tamanhos variados que vão de um grão de areia a centenas de quilômetros; e sua superfície é irregular e marcada por colisões. 
Os remanescentes que resistem a um choque com a Terra, são chamados de meteoritos, e eles podem cair a qualquer momento, em qualquer lugar da Terra, é impossível controla- los, é possível que você tenha pedaços de um meteorito exatamente aí no seu quintal.
Sua importância na astronomia é bem maior do que simplismente o lugar para onde estão indo, e sua órbita. Eles são importantes por que dão pistas de como aconteceu a formação da Terra em seus primórdios. E pode ter sido graças a eles que temos vida e água no nosso planeta hoje.

Conheça a diferença entre Asteróide, Cometa, Meteoro etc...







Asteróide:

São corpos rochosos e metálicos que possuem uma órbita definida ao redor do Sol, fazendo parte dos Corpos menores do sistema solar. 
São semelhantes aos meteoros, porém possuem dimensões bem maiores, além do mais tem tamanhos e formas indefinidos.  









Meteoros:

Popularmente chamados de "estrela cadente", são os fenômedos luminosos que aparecem no céu, quando se observa a passagem de um meteoróide passando sob a atmosfera terrestre
Ele pode apresentar várias cores, que são determinadas pela composição do corpo celeste e a velocidade a qual atinge nossa atmosfera.




Cometas:

Cometa, nada mais é do que um corpo menor do sistema solar (asteróide) que se aproxima do Sol e passa a exibir uma atmosfera difusa; e em alguns casos apresenta também uma cauda; causada pela radiação solar e dos ventos solares.
Seu núcleo é composto por gelo, poeira e fragmentos rochosos, seu tamanho pode variar de algumas centenas de metros a milhares de quilômetros. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário