Facebook

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Curiosidades - Matéria Escura



Matéria Escura e Energia Escura

Apesar de representar a grande maioria de nosso universo, pouco, ou quase nada se sabe sobre essa matéria que compõem 96% de tudo o que conhecemos.
Mas se ela é tão presente e constitui tanto do universo, por que sabemos tão pouco sobre ela? Que segredos sobre nossas origens ela pode revelar?



E sendo tão enigmática, como até mesmo podemos saber "se" ela realmente existe?
Entendamos antes, como nasceu essa teoria; na década de 30, foi possível observar com mais nitidez, as galáxias e estrelas, e foi à partir de observação da massa de outras galáxias, que se descobriu que sua velocidade e massa, não seria possível com apenas a matéria iluminada, a galáxia precisaria de muito mais massa do que podia ser observado pelo telescópio. 
   E foi à partir dessa observação que o Astrônomo Fritz Zwicky determinou que havia algo mais no universo, algo que ele chamou no início de matéria não observável; que mais tarde passaria a se chamar de matéria escura.

Mas se ele se baseou  na massa das galáxias, talvez você se pergunte: Como se pesam coisas no espaço, que são milhões de vezes maiores do que a Terra, e ficam a milhares de anos-luz de distância???
Obviamente, não se pode, por exemplo, colocar o Sol em uma balança, mas o que se pode é observar a órbita dos planetas ao seu redor; Newton e Einstein disseram que quanto maior um corpo, maior será seu poder de atração gravitacional.
Algumas galáxias, giram com velocidades muito maiores do que podem digamos, se "segurar". Como por exemplo um redemoinho que lança objetos a distâncias enormes de onde está, pois com a velocidade do giro, graças à Força Centrífuga, os objetos se desprendem de seu interior sendo lançados para longe; pois acontece a mesma coisa com galáxias que giram muito rapidamente, algo deve mantê-las no lugar, caso contrário se desfariam espalhando-se ao se redor.

Agora que temos uma idéia de como se baseia o conceito da existência da matéria escura, estudemos outro método com o qual podemos provar, e até mesmo "observar" a matéria escura.

Os cientistas sabiam que esse tipo de matéria não poderia ser vista propriamente, mas alteraria a luz que passasse por ela; isso é chamado de Lente Gravitacional, que é a observação da distorção da luz ao passar por algo, mais ou menos o que acontece com a imagem dentro de um aquário.

A curvatura da luz, mostra que existe algo, com massa que está entre o objeto observado e o observador. O que nos permite medir a quantidade de matéria escura existente, medindo a distorção da luz que a atravessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário