Pulsar
O que no universo seria capaz de marcar um tempo musical de 1,3 segundos, com uma perfeição maior do que qualquer relógio atômico da Terra? O que poderia mandar sinais de rádio sem interrupção, vindos do espaço? Seriam uma espécie de código enviados por seres de planetas distantes? Responda tudo isso agora.
Uma estrela de nêutrons, se forma depois de uma Supernova. É uma estrela super comprimida e extremamente densa e massiva; para se ter uma ideia, uma colher de chá dessa estrela, pesaria aqui na Terra 1.000.000.000 de toneladas. Algumas destas estrelas expelem raios gama de pura energia extremamente luminosos de suas extremidades.
Ela aparenta estar acendendo e apagando, por que a estrela, que fica em constante rotação, pode ter esses feixes de energia desalinhados com seu campo de rotação; assim quem observa a luz emitida pode ter a nítida impressão de que a estrela está piscando.
Mas um ano depois os cientistas se deram conta de que os sinais vinham de estrelas que giravam rapidamente.
Cada pulsar, gira em uma velocidade constante, e mais precisa do que qualquer coisa na Terra é capaz; o pulsar mais lento conhecido atualmente gira a 9.347 vezes por segundo e o mais rápido, 716 vezes por segundo! Sua precisão é tamanha que se você souber a velocidade de rotação de um pulsar, você pode saber exatamente de que estrela se trata. E a NASA soube aproveitar muito bem esta ideia; no projeto Voyager , foram colocados pontos referenciais com relação à Terra, usando os pulsares como referência.
Este mapa mostra nossa exata localização através de uma série de pulsares.
E por termos tanto conhecimento hoje com relação aos pulsares, eles têm inspirado até mesmo músicas, como no caso do projeto do baterista Mickey Hart, ele transformou as ondas de rádio obtidas em sinais sonoros.
O projeto "Global Drum Project" do baterista, é inspirado inteiramente no ritmo de pulsares e outros fenômenos do universo.
Visite a página oficial e ouça todas as músicas AQUI
Existe um, que é considerado uma aberração, um pulsar binário descoberto em 2003; que se formou quando um pulsar se alimentou de uma estrela até que esta também se transformasse em uma Supernova e terminou em um pulsar, e hoje os dois habitam um espaço tão pequeno que suas órbitas poderiam caber dentro do nosso Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário