Assim como as grandes maravilhas perfeitas, as nebulosas são extremamente simples;chamadas de sopros de matéria,as nebulosas são acúmulos de poeira, hidrogênio e plasma. Uma das mais famosas é chamada de Nebulosa da Águia:
Essa famosa foto foi tirada pela Nasa, usando o telescópio Hubble, e foi apelidada de "Os pilares da criação".
Esse nome é extremamente adequado pelo fato de que Nebulosas são constantemente responsáveis pela formação de novas estrelas.
Vamos conhecer então os quatro tipos de Nebulosas:
Nebulosas de Emissão:
São formações gasosas com alta temperatura, cujos átomos são energizados pela luz ultravioleta de alguma estrela próxima da formação e também irradiam energia quando vão para níveis mais baixos de energia. Geralmente essas nebulosas são de cor avermelhada por terem mais hidrogênio, que no universo possui cor avermelhada:
Nebulosas de reflexão:
São nuvens de poeira que refletem o brilho e luz de uma ou mais estrelas próximas; geralmente possuem cor azulada, por que a luz azul se dispersa mais facilmente. Costuma-se vê-las junto às nebulosas de emissão, sendo chamadas assim de Nebulosas Difusas.
Nebulsas Escuras:
Estas têm esse nome justamente por serem densas nuvens de gás e poeira, tão espessas que impedem a passagem da luz por elas, são identificadas apenas pelo contraste com o céu ao seu redor, e estão assiciadas a regiões de formação estelar!
Nebulosas Planetárias:
É a mais linda de todas elas, recebeu esse nome do astrônomo William Herschel, pois quando vistas através do telescópio têm a estrutura de um planeta. Elas são irradiações de poeira de uma estrela central, que pode ter sido resultado de uma Supernova, fazendo com que a estrela central que a ilumina termine como uma Anã Branca.
Nosso universo possui maravilhas inimagináveis, de uma beleza que jamais conseguiremos explicar.
Porém temos o privilégio de aprecia-las!
Nenhum comentário:
Postar um comentário